Como empresa de tecnologia e consultoria, criamos e implementamos soluções tecnológicas que ajudam outras empresas a melhorar a sua eficiência, inovação, conhecimento e transformação digital pedagógica. Ou seja, focamo-nos em produzir e publicar plataformas e conteúdos digitais interativos, que sirvam os propósitos de edução e desenvolvimento de talento das equipas dos nossos clientes. A nossa experiência no mercado permite-nos aproveitar sinergias exclusivas com vários parceiros tecnológicos, adaptando, de forma consultiva – com integrações à medida – as ferramentas mais adequadas a cada situação e tipo de objetivo de formação.

Há várias ferramentas que ajudamos os nossos clientes a implementar e personalizar, sendo que as mais utilizadas são:

  1. Plataformas de e-learning (ou sistemas de gestão de aprendizagem):

As plataformas de e-learning, como o Moodle e o TalentLMS, permitem aos Departamentos de Formação e equipa de formadores criar, gerir e fornecer conteúdos de aprendizagem online para qualquer tipo de audiência. O Moodle, sendo uma plataforma de código aberto, permite criar cursos interativos online que incluem funcionalidades como fóruns de discussão, chat, questionários, tarefas e muito mais. O TalentLMS é uma plataforma baseada na nuvem, que permite aos formadores criar cursos de e-learning utilizando vídeo, áudio, imagens, apresentações e outros meios de comunicação e é muito flexível na fase de implementação.

  • Ferramentas de autor (ou programas de criação de conteúdos pedagógicos):

As ferramentas de criação de conteúdos, como o Articulate 360 e o iSpring, são softwares que permitem criar conteúdos interativos de e-learning sem necessidade de conhecimentos de programação. Estas ferramentas permitem um design baseado em modelos, recursos de áudio, vídeo e imagem e permitem a criação de avaliações interativas. O Articulate 360 inclui um conjunto de ferramentas que ajudam os autores a criar apresentações, formações e cursos, de forma bastante intuitivo e ideal para os iniciantes na produção de conteúdos de e-learning. O iSpring é outra das principais ferramentas de autor, que oferece um conjunto completo de funcionalidades para o desenvolvimento de cursos de e-learning, incluindo a criação de vídeos, a interação com o público e simuladores de aprendizagem. Já o Adapt Learning é um framework de código aberto usado para criar cursos online responsivos e adaptáveis. Ele permite que os criadores produzam conteúdo de e-learning que se ajusta automaticamente aos diferentes dispositivos e tamanhos de ecrã. Com base em tecnologias web, como HTML5, CSS3 e JavaScript, o Adapt Learning oferece modularidade, personalização e acessibilidade. Ele é compatível com a generalidade dos sistemas gestão de aprendizagem (LMS) e possui uma comunidade ativa de desenvolvedores que contribuem com recursos e extensões.

  • Plataforma Mentora

Esta plataforma é um produto 100% desenvolvido pela Clouts, que integra todos os benefícios dos sistemas de gestão da aprendizagem, acrescentando-lhes a componente de gamificar a criação de comunidades online, favorecendo a partilha de conhecimento. Sendo uma solução on-line, a plataforma oferece vários recursos de aprendizagem digital, como vídeos, gamificação e módulos de formação interativos, além de apresentar métricas de aprendizagem e integração com outros sistemas empresariais. A Mentora oferece suporte personalizado aos seus clientes e é uma ferramenta eficaz para empresas que desejam personalizar e gamificar os seus programas de formação e desenvolvimento de talento.

Com uma equipa especialista em e-learning, desde 2012, trabalhamos colaborativamente com vários clientes para integrar, personalizar e otimizar este tipo de soluções. Caso pretenda saber qual das nossas soluções melhor se adapta à realidade da sua empresa, deixe-nos uma mensagem no formulário de contacto.

Até lá, boas aprendizagens digitais

Herculano Rebordão

Partner Clouts